terça-feira, 1 de novembro de 2016

Baby blues

É forte pra mim falar tudo isso, eu sempre me perguntei... Quem cuida da mãe recém nascida? É maravilhoso ser mãe, mas quando saímos da maternidade recém operada, quem cuida de nós? 
Nossa!!!
Nós que já é mãe é cobrada de uma forma tão intensa, como se tudo fosse igual...
Comigo foi terrível. Afinal, além de tudo que já havia lido sobre o assunto, eu pensei que havia me preparado o suficiente pra esse momento. Eu fiz muito por mim na gravidez, e meus filhos e marido sempre me apoiaram.

Quando chegou o grande dia foi tão inesperado, eu entrei em trabalho de parto, mesmo já sabendo que faria outra cesarea, sofri violência obstetrícia e sai da maternidade me sentindo um lixo, com medo e desesperada com a vida. Eu odiei ter feito cesarea da forma que foi. De tudo só agradecia, pois meu baby estava bem e saudável. Os primeiros dias não vi ninguém, eu não conseguia nem falar sem chorar. Meu marido foi um anjo nesse momento, ele foi muito sensível em não me deixar afundar. Com 14 dias tirei os pontos e uma psicanalista me olhou e disse, força porque você consegue...(Ela foi uma luz) Mesmo em prantos eu a abracei e sai dali ainda mais determinada.
Meu marido voltou a trabalhar e eu pensei que seria o fim, mas foi dai que tinha de vir mais essa superação. Eu encontrei eu, mais uma vez, precisando de mim mesmo pra poder levantar e voltar a sorrir. Meu bebê não teve cólica, ele em nenhum momento chorava desesperadamente, eu agradecia e chorava por achar que estava sendo egoísta, depois de um mês e 20 dias ele começou a dormir a noite toda e ainda está nessa, mas hoje eu passei a confiar cada vez mais em mim e na minha segurança, e compreendo que nós não estamos preparadas, mas podemos nos preparar pra enfrentar, a nossa cabeça é maravilhosa, mas ela também nos leva a lugares inesperados.
Como sempre digo é um dia de cada vez, eu não esperava isso, mas aprendi que não devemos esperar nada mesmo, e sim viver um dia de cada vez, somos humanas e também lutamos muito.
Diante tudo isso, e pode parecer clichê mas é verdade, e comigo funcionou bem, agradeça, todos os dias tire um tempo pra você e encontre motivos para agradecer, isso tem um poder tão grande que realmente faz a diferença. 
Desejo a todas mulheres que descubram o poder disso e não passe por nenhum sofrimento, a depressão pós parto é cruel demais, é uma doença grave e a mulher precisa de apoio. Não julgue, não coloque como frescura. Faça por onde ela se sinta amada e apoiada.
Hoje eu ajudo e apoio grupo de mães que passaram por isso, seja você também uma pessoa que ajude alguém a sair dessa.

<3 Gratidão a todos que de alguma forma me ajudou.

Um comentário: